Turismo

BOA VISTA - TERRA DO QUEIJO E DA BENTONITA

Distante há cerca 50km da cidade de Campina Grande e há 170km de João Pessoa – capital do estado, Boa Vista que é conhecida como a terra do queijo e da bentonita, dispõe de uma série de atrativos que vêm chamando a atenção, de forma progressiva, de grandes empresas de turismo, tendo como fator determinante as belíssimas riquezas naturais, além de contar com diversos eventos, alguns mais do que tradicionais, e que ao longo do ano, fazem a animação da cidade. Boa Vista está localizada no cariri paraibano, limitando-se ao norte com os municípios de Soledade e Pocinhos, ao oeste com Gurjão e São João do Cariri, Ao Sul com Cabaceiras e Boqueirão e ao Leste, com o Município de Campina Grande, fazendo parte da microrregião deste último, tendo uma população de, segundo dados do IBGE, 5.181 habitantes (2.364 na zona urbana e 2.818 na zona rural).

Segundo pesquisa do IPEA/PNUD – 2002, Boa Vista ocupa a privilegiada 6.ª posição em Índice de Desenvolvimento Humano Municipal - o IDH-M – no Estado da Paraíba. Tal posição reflete as boas ações que são desenvolvidas no Município, especialmente às relacionadas com à saúde, onde se tem uma grande assistência em todos os aspectos, desde simples consultas, até a realização de exames, incluindo-se aí, a doação de todo medicamento que se faz necessário ao tratamento, que é acompanhado por uma equipe competente. O Município também não deixa a desejar em aspectos de infra-estrutura, tendo 80% de suas ruas pavimentadas, sendo 60% em paralelepípedos e 20% em asfalto, contando também com saneamento básico que atinge grande parcela das residências urbanas.

Boa Vista é uma cidade especial por ser detentora de uma enorme área para exploração da bentonita, um valioso mineral que é utilizado principalmente na perfuração de poços, mas que também serve de matéria-prima para confecção de uma série de produtos. Quatro empresas exploram e beneficiam o mineral bentonítico em Boa Vista, são elas: BENTONISA BENTONITA DO NORDESTE S/A, BENTONIT UNIÃO LTDA, DRESCON S/A e a NERCON, todas elas possuindo uma grande clientela, inclusive de grande porte, a exemplo da PETROBRÁS. As empresas que atuam na área de exploração da bentonita são grandes propulsoras do desenvolvimento local, contribuindo diretamente para a geração de emprego e renda em nosso Município.

Vários eventos animam a cidade no decorrer do ano. No dia 29 de abril é comemorado o aniversário de emancipação política da cidade, onde ocorre a Falarmônica – grande encontro de bandas filarmônicas de várias cidades do estado da Paraíba. Em junho, a Prefeitura Municipal promove o Concurso de Quadrilhas Juninas, onde destacamos a Quadrilha Mistura Quente, do Município, que soma 7 anos de sucesso. Em agosto, a animação fica por conta da Expofeira de Caprinos e Ovinos, com corrida de jegue e concurso de cabra leiteira. No final de Outubro ocorre a Feira de Artesanato, promovida pela Cooperativa As Cabritas de Boa Vista e pelo Grupo de Voluntárias. No final de Novembro temos a Festa do Padroeiro “BOM JESUS DOS MARTÍRIOS”, com mais de 140 anos de tradição, com Procissão dos Motoristas, missa do vaqueiro, disputa para escolha da Rainha da Festa e muita animação no pavilhão além dos shows musicais que abrilhantam ainda mais a festa. A grande maioria dos eventos conta com as participações especiais da Filarmônica Municipal, do Balé Municipal e do Coral Luzes, comandados pelo Maestro Gedeão Faustino, pela bailarina Fernanda Barreto, e pela regente Silvana Teles, respectivamente.

Em se tratando de Boa Vista, torna-se impossível não destaca-la como uma terra abençoada por riquezas naturais, uma vez que possui belas e exóticas paisagens, com ênfase para as localizadas no Sítio Bravo, onde podemos observar a existência de lagoas, cavernas e grutas - todas naturais -, a presença de escrituras rupestres como vestígios de habitação de homens primatas no local, além de um clima bastante agradável em meio a uma vegetação bem particular, típica do semi-árido, que tanto encanta os turistas, principalmente os advindos de outros países.

Por tudo isso, Boa Vista torna-se um importante atrativo, de grande valor turístico para o Cariri Paraibano. Quando passar pelo Cariri, não deixe de nos visitar, venha provar da nossa buchada de bode, do nosso excelente queijo de coalho, e conhecer nossas indústrias, nosso artesanato e nossas belezas naturais.