REORGANIZAÇÃO DOS CALENDÁRIOS ESCOLARES E REALIZAÇÃO DE ATIVIDADES NÃO PRESENCIAIS DURANTE O PERÍODO DE PANDEMIA COVID

por André Gomes Publicado em 05/05/2020 às 07:54

A Prefeitura Municipal de Boa Vista através da Secretaria de Educação do município publicou na última quinta-feira (30) uma portaria em caráter emergencial e excepcional, aprovando a partir do dia 4 de maio de 2020, a realização das atividades pedagógicas não presenciais (mediadas ou não por tecnologias digitais), enquanto persistirem as restrições sanitárias para a presença de estudantes em sala de aula. A decisão tem como objetivo preservar vidas e evitar o retrocesso de aprendizagem desses estudantes, resguardando o direito à educação. Durante a semana inteira foram realizadas reuniões em grupo por meio de aplicativos de videoconferências, com todos os segmentos da rede educacional a fim de estudar os pareceres do Conselho Estadual e do Conselho Nacional de Educação. Seguindo as orientações do CNE (Conselho Nacional de Educação), conforme parecer de número 5/2020 sobre reorganização dos calendários escolares e realização das atividades pedagógicas não presenciais, durante o período de pandemia da covid-19, ficou decidido iniciar as atividades complementares não presenciais por meios digitais e via redes sociais (WhatsApp, Instagram, Facebook, plataformas de sala de aula e outros). Para os estudantes que não possuem acesso aos recursos digitais, serão enviadas atividades impressas às suas residências. Todas as atividades serão planejadas via videoconferência entre professores e coordenação pedagógica. Na primeira semana, a meta é realizar o mapeamento dos alunos que não conseguiram realizar as atividades através das tecnologias digitais para que se possa planejar a logística de entrega das atividades impressas. A educação infantil, será mediada pelos pais sob orientação dos professores, que devem receber kits pedagógicos para o desenvolvimento cognitivo, motor (corporal e físico) e socioemocional durante este período de isolamento social. O esforço é para atingir o máximo possível de estudantes e garantir a todos o direito de aprendizagem. Paralelamente a essas ações, serão traçadas estratégias para avaliar a eficácia da modalidade de ensino a distância implantada pela Secretaria de Educação durante este período emergencial. Ao promover aulas de reforço e recuperações para os alunos da rede municipal, a pasta espera superar as dificuldades de aprendizagens ocorridas neste período. A colaboração dos pais é fundamental neste momento tão difícil que o mundo atravessa. É importante salientar que professores e coordenação pedagógica estarão disponíveis para atendimento no mesmo horário em que o aluno estiver matriculado. A Secretaria de Educação de Boa Vista ainda recomenda aos pais e/ou responsáveis que auxiliem os estudantes na realização destas atividades complementares e na organização de uma rotina de estudos equivalente ao que eles tinham as aulas presenciais. Os professores criarão grupos em mídias digitais para facilitar a comunicação com as famílias e os alunos. A Secretaria de Educação de Boa Vista reafirma a importância de alunos, familiares, equipe pedagógica e população em geral tomarem os cuidados necessários para evitar a contaminação pelo novo coronavírus. Se cada um fizer a sua parte, logo mais as aulas presenciais retornarão.