Projeto municipal na área de saúde mental ganha destaque e é apresentado durante importante evento

por Antonio Izidro Publicado em 25/04/2019 às 11:25

A Prefeitura Municipal de Boa Vista, através da Secretaria Municipal de Saúde, apresentou hoje (25) durante a “1ª Mostra Paraíba Aqui tem SUS” uma experiência exitosa do município na área de saúde mental. Criado com recursos próprios, o projeto recebeu diversos elogios durante a apresentação.

A 1ª Mostra Paraíba Aqui tem SUS é uma realização do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde da Paraíba (COSEMS/PB) e visa promover o intercâmbio de experiências municipais bem-sucedidas no SUS, além de estimular, fortalecer e divulgar as ações de municípios que inovam nas soluções visando à garantia do direito à saúde. Foram apresentadas 81 projetos de diversos municípios paraibanos.

A Secretária de Saúde de Boa Vista fez a apresentação do projeto “Intervenção precoce: implantação do programa na rede de atenção básica e rede intersetorial no município” na qual evidenciou o serviço do Núcleo de Atenção Integral a Saúde Mental (NAISM) com o apoio das Secretarias Municipais de Educação, de Assistência Social e Desenvolvimento Humano, além do Conselho Tutelar e da Rede de Atenção Básica.

“Este foi um momento muito importante onde pudemos apresentar o projeto e deste novo olhar à saúde mental, principalmente a intervenção precoce com a identificação de sinais de sofrimento psíquico e a humanização de todos os envolvidos” revela a secretária Carolina Almeida Farias.

As melhores e bem sucedidas experiências apresentadas durante a mostra no Centro Formador de Recursos Humanos da Paraíba, serão selecionadas para representar a Paraíba na “16ª Mostra Brasil aqui tem SUS”.