Programa da merenda escolar de Boa Vista é destaque em evento do FNDE

por Assessoria de Comunicação Publicado em 05/06/2014 às 09:37

A qualidade da merenda escolar aplicada no município de Boa Vista, cariri paraibano, foi destaque em evento do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação. O trabalho desenvolvido no município servirá como referência para aplicação em outros municípios brasileiros.

Durante reunião da “Formação pela Escola\" (Programa Nacional de Formação Continuada a Distância nas Ações do FNDE), realizado na Paraíba, o trabalho desenvolvido em Boa Vista com a merenda escolar foi destacado como exemplo de sucesso e de boa gestão. O evento visa fortalecer as parcerias no monitoramento, avaliação, prestação de contas e controle social dos programas e ações financiados pelo FNDE.

De acordo com a coordenadora da merenda escolar em Boa Vista, Cássia Girlene, em todos os eventos promovidos pelo FNDE eram relatadas as ações desenvolvidas no município. No último encontro, o trabalho foi selecionado e pode ser visto pelos representantes da Paraíba e do Governo Federal.

\"Pudemos mostrar o que fazemos em Boa Vista, e com muito orgulho o nosso trabalho foi reconhecido e homenageado, ficou evidente que o programa de merenda e a atuação de uma nutricionista funcionam de verdade aqui. Infelizmente isso não é comum a outros municípios\" alegra-se Cássia Girlene ao comentar sobre o reconhecimento.

A idealização e aplicação de um checklist com as merendeiras e um cardápio diversificado e de qualidade também foram destaques. \"Fazemos o acompanhamento de todo trabalho com a merenda escolar, temos também a inserção do leite e do queijo de cabra no cardápio escolar, além de uma diversidade de alimentos balanceados\" revela a nutricionista Elaine Cristina Escorel.

\"\"“Alunos com uma alimentação saudável possuem muito mais capacidade de captar e desenvolver o que é aplicado em salas de aula. Por isso dispomos muito mais do que alimentos corretos, e sim de refeições completas que sanam as necessidades nutricionais\" explica a nutricionista de Boa Vista.

A merenda escolar é fundamental, uma vez que pode influenciar bastante no desempenho do aluno e, conseqüentemente, diminui a repetência. Os municípios recebem subsídio do Ministério da Educação, por meio do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação, através de transferência de recursos de acordo com o censo escolar.

O subsídio recebido pelo Governo Federal garante o básico da merenda escolar, sendo ainda assim complementado pela administração municipal. Contudo nem todos os municípios brasileiros cumprem adequadamente o seu papel na aplicação dos recursos e transferências entre as demais esferas de governo.

\"Falar que o município não faz mais do que sua obrigação é muito fácil. Dizer que isso é possível apenas porque tem repasse federal também. Em Boa Vista fazemos muito mais do que isso. Com uma administração responsável e preocupada com a correta aplicação do dinheiro é possível irmos além\" explica o secretário municipal de educação.

\"É uma honra sabermos que o trabalho desenvolvido aqui servirá de modelo para outros municípios brasileiros, e muito mais orgulhosos ficamos ao saber que os alunos de Boa Vista estão sendo bem atendidos em todos os aspectos. Aqui, além da obrigação, fazemos muito mais, com qualidade e atendendo a todos e tenho certeza que iremos muito além disso\" aponta o secretário Herbert Vagner Virgínio.