Produtores tem acesso a programa de melhoramento genético

por Antonio Izidro Publicado em 01/06/2021 às 09:41

Os criadores de gado e os produtores de leite do município de Boa Vista, cariri paraibano, contam com um programa de melhoramento genético do rebanho e incentivo para aquecer a atividade leiteira. O programa já apresenta resultados e produtores já projetam Boa Vista voltar a ser um dos maiores produtores de leite da Paraíba.

O Programa de Melhoramento Genético desenvolvido pela Prefeitura Municipal de Boa Vista tem a finalidade de aprimorar a qualidade do rebanho leiteiro dos pequenos produtores, aumentar a produtividade e proporcionar acréscimo econômico ao homem do campo. A ação começou há um ano aproximadamente e tem apresentado muitos resultados positivos.

De acordo com Pedro Vitorino, médico veterinário do programa, o objetivo é “estimular a substituição gradual dos animais, que em sua maioria, são de baixo potencial genético e pouca produtividade, por animais que renderão mais e terão alto desempenho produtivo”.

Todas as etapas são custeadas pela administração municipal e os criadores recebem assistência técnica, orientações, medicamentos, vitaminas e o acompanhamento integral desde o estudo que antecede a inseminação até o período posterior ao nascimento do animal. Uma equipe multidisciplinar é responsável pelo programa, composta por engenheiro agrônomo (Mateus Batista), médico veterinário (Pedro Vitorino) e um técnico veterinário (Ronivaldo Cardoso), todos boavistenses.

“Queremos resgatar a bacia leiteira de Boa Vista, melhorando o rebanho para que existam em sua maioria novilhas que deem 30 litros de leite por dia e isso vai refletir positivamente no crescimento econômico do criador e para todo município” revela o técnico do programa, Ronivaldo Cardoso.