Prefeitura promove a IX Campanha “Saúde da Mulher”

por ASCOM Publicado em 02/12/2016 às 10:22

Na manhã desta sexta-feira, 02, a Prefeitura de Boa Vista através da Secretaria de Saúde, promoveu a IX Campanha “Saúde da Mulher”, oferecendo coleta de citológico (Papanicolau) e exame de mamografia a mulheres acima de 40 anos.

O câncer de mama é o mais acometido entre as mulheres no mundo e no Brasil, raro antes dos 35 anos, e sua incidência cresce progressivamente e em especial após os 50 anos. Já o câncer do colo de útero, no mundo é o segundo que mais acometi as mulheres, enquanto que no Brasil está em terceiro lugar, a incidência aumenta nas mulheres entre 30 e 39 anos de idade.

As estratégias para detecção precoce do câncer de mama é o diagnóstico precoce, através do auto exame da mama. A mamografia de rotina é recomendada para mulheres, com idade entre 40 a 69 anos de idade, as quais devem ser estimuladas a procurar esclarecimentos médico. Já para o rastreamento do câncer de colo de útero, deve ser realizado o teste popularmente conhecido como Papanicolau (exame citológico do colo do útero).

A prefeitura tem realizado ações de promoção a saúde, determinantes no processo saúde-doença, com o objetivo de oferecer uma melhor qualidade de vida, e avanço da Saúde da Mulher, através das campanhas de prevenção.