Prefeitura inicia projeto com cirurgias de catarata, beneficiando a população

por Antônio Izidro Publicado em 30/09/2018 às 07:00

A Prefeitura de Boa Vista realizou nesta última semana o primeiro mutirão de cirurgias de catarata, atendendo a uma demanda reprimida existente na Secretaria Municipal de Saúde. A ação foi realizada pelo Dr. Saulo Freire e equipe na Oftalmo Clínica em Campina Grande, tudo bancado com recursos próprios do município.

A ação, que atendeu inicialmente 11 pessoas, visa diminuir a fila de espera existente, melhorando a visão e proporcionando mais qualidade de vida aos beneficiados. Em outros mutirões, já programados, dezenas de boavistenses serão beneficiados, acabando com a fila de espera pelo procedimento cirúrgico.

A maioria dos casos de catarata desenvolve-se lentamente ao longo dos anos, deixando a visão embaçada e interferindo drasticamente nas atividades normais das pessoas acometidas dessa doença. Em casos extremos a catarata pode causar a perda da visão. O procedimento cirúrgico é rápido e seguro e possibilita o paciente retornar para casa no mesmo dia, seguindo as recomendações médicas.

O prefeito André Gomes (PDT) lembrou que, mesmo diante das dificuldades em que os pequenos municípios enfrentam, houve a possibilidade de realizar essa ação utilizando-se apenas recursos próprios, atendendo a uma demanda reprimida e beneficiando diretamente a população com mais um serviço de qualidade em saúde.

"Nada é fácil, diminuímos alguns gastos e cortamos outros para que assim possamos dirigir os recursos para onde mais precisa e que haja o maior número possível de pessoas beneficiadas, isso tudo com muito zelo com os recursos públicos e com o maior respeito possível ao município e ao povo" revela o gestor.