A Prefeitura de Boa Vista, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, está intensificando as ações de saúde mental, com ênfase no Janeiro Branco, voltado à promoção da saúde mental e à valorização da vida. As atividades se somam ao trabalho contínuo da gestão que tem como carro-chefe o NAISM, equipamento referência na atenção aos aspectos emocionais no cotidiano da população.
No próximo sábado (24) a Secretaria Municipal de Saúde levará as ações do Janeiro Branco para a Feira de Gado. No local, serão desenvolvidas atividades de orientação, conscientização e diálogo sobre saúde mental, com o objetivo de alcançar um público ainda mais amplo, incluindo trabalhadores rurais, feirantes e visitantes.
Segundo a Secretária de Saúde, Isolda Soares, a iniciativa busca ampliar o acesso à informação, combater o preconceito em relação aos transtornos mentais e estimular a procura por ajuda quando necessário. “As pessoas estão no centro do cuidado e por isso levamos a campanha para diferentes espaços da cidade, porque cuidar da saúde mental é uma responsabilidade coletiva e deve estar presente em todos os ambientes da vida social”.
E no dia 30 de janeiro, a Prefeitura realizará o projeto Cuidar de Quem Cuida, iniciativa direcionada aos servidores municipais, que acontecerá às 18h, na Escola Francisca Leite Vitorino, e tem como foco oferecer acolhimento, escuta e momentos de bem-estar aos profissionais que atuam diariamente no serviço público.
A programação inclui a palestra “Como lidar com gente difícil sem perder a razão”, ministrada pela fonoaudióloga e especialista em saúde mental Janaína Benício, além de terapias integrativas e aula de zumba.
A proposta do projeto é reconhecer a importância de cuidar da saúde emocional de quem cuida da população, fortalecendo vínculos, prevenindo o adoecimento mental e promovendo qualidade de vida no ambiente de trabalho.