Prefeitura de Boa Vista inicia projeto que realizará mamografias em unidade móvel

por Assessoria de Comunicação Publicado em 22/04/2014 às 10:21

A Prefeitura Municipal de Boa Vista inicia essa semana o projeto \"Amigo do Peito\", com diversas ações educativas e a realização de exames, dentro das festividades em alusão aos 20 anos do município.

Através da Secretaria Municipal de Saúde, as mulheres boavistenses serão contempladas com exames de mamografias gratuitas, disponibilizadas através de uma unidade móvel de mamografia digital.

A ação prevê conscientizar a população feminina sobre a prevenção do câncer de mama, através de orientações e atividades. Serão realizados, por mês, 80 exames de mamografia.

O projeto \"Amigo do Peito\" será realizado com o uso de uma unidade móvel, equipada com equipamentos de última geração e capazes de realizar exames e diagnósticos em qualquer localidade de Boa Vista.

Serão priorizadas neste primeiro atendimento, mulheres acima de 49 anos. Posteriormente os atendimentos serão ampliados para mulheres a partir de 40 anos ou que possuam histórico familiar de câncer de mama.

Os serviços ofertados através da unidade móvel estarão disponíveis a partir desta sexta-feira (25) e as mulheres interessadas devem procurar a sede da Secretaria Municipal de Saúde para realizarem o agendamento do exame.

DETECÇÃO PRECOCE
A mamografia digital permite a detecção precoce do câncer, ao mostrar lesões em fase inicial, devendo o exame ser realizado em mulheres entre 50 e 69 anos, ou conforme recomendação médica.

O câncer de mama é o segundo tipo mais comum entre as mulheres e é o que mais mata devido o diagnóstico tardio.