Prefeitura auxilia criadores e produtores rurais na produção de silagem

por Antonio Izidro Publicado em 18/07/2018 às 09:06

A Prefeitura Municipal de Boa Vista, através da Secretaria de Serviços Rurais, tem auxiliado os criadores e agricultores do município na produção de silagem com o uso de equipamentos agrícolas. A ação busca incentivar a produção agropecuária e é uma grande ajuda para a armazenagem de ração animal.

A silagem, produzida com o milho, palha e em alguns casos com o incremento de outros materiais, passa por um processo de fermentação e armazenagem resultando em um alimento volumoso usado principalmente como ração de bovinos de corte e leite, sendo uma alternativa para períodos de seca e perda da produção.

De acordo com o Secretário Municipal de Serviços Rurais, Wellington Ricardo, "essa é uma das melhores formas de garantir o alimento de rebanhos durante a seca, além de ser um suplemento muito importante na alimentação do gado e de outros animais".

A prefeitura tem disponibilizado tratores equipados com ensilhadeira e outras máquinas aos produtores, além do apoio técnico e de informação na produção correta dos silos. Já foram beneficiadas dezenas de famílias e, seguindo um cronograma, diversas outras comunidades serão beneficiadas.

Para o prefeito do município, André Gomes (PDT), "o programa de incentivo à produção de silagem é extremamente importante, pois estimula a criação animal e a produção leiteira, tranquilizando ainda os criadores e produtores rurais quanto a ter ração animal armazenada para períodos mais críticos".