Parceria garante o carro fumacê para Boa Vista no combate ao mosquito da dengue

por Antonio Izidro Publicado em 21/09/2021 às 13:10

A Secretaria de Saúde de Boa Vista, região metropolitana de Campina Grande, em parceria com a Secretaria Estadual de Saúde realizarão ações com a presença do carro fumacê pelas principais ruas do município. A presença do equipamento é mais uma ação realizada pela prefeitura no combate ao Aedes aegypti, mosquito que transmite a dengue, zika e chikungunya.

O veículo, que espalha uma nuvem de fumaça de inseticida, irá circular pelas ruas de Boa Vista nos dias 21/09 às 17hs, 22/09 às 05hs, 23/09 às 17hs e no dia 24/09 às 06hs. A ação do carro fumacê mata os insetos adultos enquanto estão voando, por isso é importante seguir alguns cuidados e recomendações para uma maior eficácia no combate:

- No horário da aplicação, os moradores deverão abrir as portas e janelas de suas residências para que o inseticida possa agir e eliminar os mosquitos adultos;
- Pessoas com problemas respiratórios, idosos e recém-nascidos não devem ficar próximo ao carro fumacê;
- Acondicionar alimentos em recipientes próprios com tampas;
- Cobrir gaiolas de pássaros, aquários e viveiros;
- Retirar roupas que estiverem em varais;
- Após a aplicação do fumacê, trocar água e alimentos dos animais domésticos.

O prefeito de Boa Vista lembra que a utilização do carro fumacê é importante, mas não a solução. "O ideal é combatermos os focos do mosquito, por isso a participação da população nos cuidados em suas casas é fundamental e isso deve se tornar uma rotina de todos, assim poderemos dar tranquilidade às nossas famílias" alerta André Gomes.