Notícia

Dia Mundial do Acolhimento Familiar: Campanha convida famílias a abrirem as portas do lar e do coração

Publicado em 31/05/2024 às 11:14



O Dia Mundial do Acolhimento Familiar é celebrado em 31 de maio, uma data que pretende ampliar o conhecimento e a conscientização sobre a importância do acolhimento como uma forma de garantir que crianças e adolescentes que estão sob medidas protetivas e, portanto, afastadas de suas famílias biológicas, possam conviver em um ambiente adequado.

De acordo com dados da Coalizão pelo Acolhimento em Família Acolhedora, atualmente no Brasil apenas 5% das crianças e adolescentes que estão afastados dos seus núcleos familiares encontram-se acolhidas em lares, ou seja, 95% vivem provisoriamente em abrigos. A data, assim como outras ações, pretende ajudar a reverter estes números.

Por isso, inclusive, a Prefeitura de Boa Vista realizou a Semana da Família Acolhedora, entre os dias 27 e 31 de maio, buscando difundir, através de uma série de ações, o conceito deste tipo de serviço, tirando dúvidas e incentivando as pessoas a abrirem as portas de suas casas para o acolhimento.

A advogada Samara Almeida, assessora técnica da Secretaria de Assistência Social, e a assistente social Josemária Sampaio concederam entrevistas e, ao lado de outros colaboradores da prefeitura, se integraram a iniciativas para chamar a atenção da sociedade local para o tema.

“As famílias que se sentiram tocadas e vocacionadas ao acolhimento familiar podem procurar a Secretaria Municipal de Assistência Social e Desenvolvimento Humano, através da nossa técnica de referência, Josemária Sampaio, para mais informações e para fazer seu cadastro”, explicou Samara.

PIONEIRISMO

Entendendo que criança não precisa apenas de um teto, mas de uma família, Boa Vista abraçou o serviço de Família Acolhedora mesmo quando ainda não havia a regionalização, por ordem do prefeito André Gomes, que se predispôs à implantação mesmo antes de contar com o apoio que hoje os municípios recebem. Quando houve a regionalização, o Município aderiu e hoje faz parte do polo de Esperança.