CRAS Municipal promove Rota Cultural com os grupos de Apoio à Terceira Idade

Publicado em 27/05/2023 às 22:40

Com o rumo a Roliúde Nordestina, Cabaceiras, os grupos de apoio à terceira idade do CRAS municipal (Experiência e Vida e Renascer para a Vida) saíram na manhã deste sábado (27) para a terra do Bode Rei. Com uma rota cheia de cultura e tradição, a programação passou pelo Distrito da Ribeira, para conhecer as fabricações de produtos em couro caprino, pelo sítio Macambira e no centro da cidade.

A primeira parada foi no distrito da Ribeira, onde visitou-se a igreja católica e depois o curtume da cooperativa Arteza, local onde o couro do bode é preparado para a produção de bolsas, carteiras, dentre outros objetos. Segundo seu Zé Paulo de 76 anos, integrante do Grupo Renascer para a Vida do sítio Caluête, "os passeios dos CRAS sempre são de muita aprendizagem e diversão, com muita conversa, risadas, gente diferente, que vale muito a pena!"

Após conhecer o processo de limpeza e preparação do couro, os grupos de dirigiram para o restaurante da Macambira, onde puderam almoçar comidas deliciosas, conversar e descansar um pouco para a próxima parada da programação: Cabaceiras.

Em Cabaceiras, as estrelas foram os idosos e idosas do CRAS Boa Vista, na cidade, foi possível conferir um pouco da preparação para a festa do Bode Rei, o Museu Histórico de Cabaceiras, a igreja onde foram gravadas cenas do filme O Auto da Compadecida, o museu do cinema, dentre outros pontos culturais ao longo da cidade.

A alegria e a diversão foram a energia vital do passeio, em todo trajeto eles dançaram, cantaram, riram e contagiaram quem teve contato com eles. A coordenadora do CRAS Municipal, Marcela Elaine comentou a importância de atividades como essa na vida dos integrantes dos grupos, "um dia como esse, além de tirá-los da rotina ajuda na memória e a  mente como um todo, pois aqui eles vivenciam novas experiências, o que potencializa a confiança em si mesmos.”