Boletim Epidemiológico (Covid-19) - Boa Vista/PB - 03/02/2021

02 óbitos
1316 descartados
15 Síndrome Gripal
Após reavaliação do banco de dados, registramos 46 novos casos do Novo Coronavírus (COVID-19) em nosso município.
Mantenha-se informado através dos canais institucionais da Prefeitura Municipal de Boa Vista, pelas redes sociais oficiais, por meio de nossa Ouvidoria Municipal de Saúde (ouvidoria.sus@boavista.pb.gov.br) e ainda através dos canais oficiais do Ministério da Saúde e Secretaria Estadual de Saúde.
Evite propagar notícias sem verificar a fonte. E continuamos alertando: se você puder, por favor, fique em casa!
Ficam disponibilizados os seguintes números de telefone para plantão de dúvidas e esclarecimentos aos usuários:
I – (83) 3313.1142 – Policlínica Dr. Antônio Pereira de Almeida;
II – (83) 98753.9239 – ESF I e II;
III – (83) 98825.1022 – ESF III;
IV – E-mail: ouvidoria.sus@boavista.pb.gov.br
V - E-mail: pm.boavista@gmail.com
LEGENDA:
☑️ POSITIVO (CURADO): 226
Ⓜ️ POSITIVO (MONITORADO): 02
🏥 POSITIVO (INTERNADO): 00
➕ POSITIVO (ÓBITO): 02
NOTA TÉCNICA DE ESCLARECIMENTO
Nesta terça-feira, dia 02, foi constatada uma divergência entre os dados reunidos pela Prefeitura Municipal de Boa Vista e os dados divulgados pelo Governo do Estado. A equipe responsável entrou em contato com a Secretaria de Estado da Saúde para informações da origem desses novos casos, uma vez que não foi possível aferir se estão duplicados ou erroneamente inseridos no sistema. Devido a estas inconsistências entre o banco de dados municipal e o estadual, solicitamos informações detalhadas dos registros para que fossem identificadas possíveis falhas ou casos confirmados que não façam parte de nossa população.
Recebemos como resposta, através da Coordenadoria Municipal de Vigilância Epidemiológica, a informação de que o Ministério da Saúde solicitou à Secretaria Estadual de Saúde e aos municípios, uma nova REAVALIAÇÃO dos casos registrados para Covid-19, conforme estabelece a NOTA TÉCNICA Nº 02 DE 27/07/2020, que passa a definir:
A) Casos Suspeitos (Síndrome Gripal): Individuo com quadro respiratório agudo, caracterizado por pelo menos dois dos seguintes sinais e sintomas: febre, mesmo que relatada, calafrios, dor de garganta, dor de cabeça, tosse, coriza, distúrbios olfativos ou distúrbios gustativos, e
😎 Casos Confirmados: Indivíduo que apresente caso de Síndrome Gripal ou Síndrome Respiratória Aguda Grave com confirmação clínica associada a anosmia (falta de olfato) OU ageusia (falta de paladar), ainda sem outra causa pregressa.
Logo, o Governo do Estado deu início a esse processo sem comunicar previamente os municípios, o que acarretou na incompatibilidade dos casos divulgados. TODOS os casos serão reavaliados, o que poderá aumentar o quantitativo de casos divulgados através de nosso boletim epidemiológico. É importante frisar, que todos os municípios brasileiros deverão reavaliar os casos de Covid-19, sendo somente na Paraíba mais de 700 mil casos a serem investigados.
A Prefeitura de Boa Vista, através da Secretaria Municipal de Saúde, está atenta às mudanças e permanece à disposição de toda população para maiores esclarecimentos e informações oficiais.