Notícia

Boa Vista terá Dia D de combate ao mosquito da dengue no próximo sábado

Publicado em 22/02/2024 às 21:43


Integrando-se a uma ação que está sendo realizada em vários municípios, Boa Vista promove no próximo sábado, 24, o Dia D de combate ao mosquito da Dengue.

A ação terá início às 8h, com concentração na Praça da Rua Severino Cabral, e contará também com visita ao comércio da cidade e panfletagem na feira livre.

SOBRE O MOSQUITO

Aedes aegypti é o nome da principal espécie que transmite os vírus da dengue, o vírus causador da febre chikungunya e o Zika vírus. Essa espécie tem como característica a presença de marcações brancas nas pernas e no dorso (em formato de uma lira).

É um mosquito doméstico, que vive dentro ou ao redor de domicílios ou de outros locais frequentados por pessoas, como estabelecimentos comerciais, escolas ou igrejas, por exemplo. A fêmea tem hábitos preferencialmente diurnos e alimenta-se de sangue humano para fazer a maturação dos seus ovos.

Ele transmite a dengue, chikungunya, Zika e a febre amarela urbana, doenças chamadas de arboviroses.

Para evitar ou reduzir a transmissão da dengue, chikungunya e Zika enquanto não há tratamento ou vacinas disponíveis no SUS, a estratégia mais efetiva para a saúde pública é o controle vetorial que se dá a partir de atividades para vigilância entomológica (monitoramento) e por diferentes métodos para controle do mosquito Aedes aegypti, vetor das doenças.

(Com informações do Ministério da Saúde)