Boa Vista está entre as prefeituras mais bem avaliadas pelo TCE

por ASCOM Publicado em 27/12/2016 às 09:56

O Tribunal de Contas do Estado divulgou o ranking de Transparência dos municípios paraibanos. Na recente avaliação disponibilizada pelo TCE, na classificação geral, Boa Vista está na 13ª posição de um total de 223 municípios avaliados. A consulta pode ser feita no portal do TCE.

As avaliações dos Portais da Transparência feitas pelo Tribunal de Contas são divididas de acordo com o número de habitantes, quanto maior o número de habitantes, mais itens são exigidos para disponibilização no Portal, que se dividem em: municípios com população acima de 100 mil habitantes, municípios com população entre 10 mil e 50 mil e municípios com menos de 10 mil habitantes.

A análise leva em conta o conteúdo disponibilizado, histórico de atualização e usabilidade que, na prática, significa permitir maior interação e tornar mais fáceis à navegação e a extração de dados.

O quesito conteúdo tem maior peso na avaliação e deve contemplar a exibição de instrumentos de planejamento, procedimentos licitatórios, contratos, convênios, receitas, despesas e informações sobre o quadro de pessoal.

A avaliação ainda classifica as prefeituras em cinco graus de transparência que são: desejado, moderado, insuficiente, crítico e inexistente.

A prefeitura de Boa Vista foi classificada pelo TCE no grau “desejado”, obtendo 900pontos, em uma escala de 1.000 pontos.