Secretaria de Educação celebra formatura da PROERD com turmas do 5o ano de escolas municipais.

Publicado em 31/05/2023 às 11:42

Na noite desta terça (30), aconteceu na Escola Francisca Leite Vitorino a formatura do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD), das turmas do quinto ano das escolas Francisca Leite Vitorino, Bentonit União e Severino Tavares da Silva. O programa teve o objetivo de conscientizar crianças e adolescentes, sobre o combate às drogas e prevenção à violência nas escolas de ensino básico, por meio de informação e ludicidade.

O PROERD é uma versão brasileira do programa estadunidense “Drug Abuse Resistence Education - DARE” criado em 1983 e implementado no Brasil em 1992, pela Polícia Militar do Rio de Janeiro. Atualmente já é adotada em vários estados do país, abrangendo alunos da educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental. Aqui no município de Boa Vista, o projeto foi iniciado no ano de 2020, entretanto devido a pandemia da covid-19, as atividades iniciaram no ano de 2023. A secretária de Educação do Município, Berlita Macedo comentou, “A parceria foi firmada no final de 2019, quando o prefeito André Gomes nos convidou para receber a Polícia Militar e nos apresentou o PROERD, o que nos deixou muito felizes. Entretanto em 2020, teve a pandemia e isso impediu dar seguimento nas atividades”, a secretária ainda ressaltou, “o programa chegou aqui no município em um momento é muito propício para todos, pois todos estavam assustados com o acontecimento na creche de Blumenau, trazendo esse sentimento de segurança para as crianças. ”

O programa consistiu em dez encontros, nas Escolas Municipais Francisca Leite Vitorino, Severino Tavares da Silva e Bentonit União, com turmas do pré-I até às turmas de 5o ano. O Sargento Jessé relatou, “Foram durante dez semanas, dez lições, tivemos assuntos como: prevenções a drogas licitas e ilícitas. Trabalhamos temas como: risco e consequências, como resistir à pressão dos amigos, sinais de tensão, estilos de comunicação, bullying e rede de ajuda. Com isso, concluímos aí, durante dez lições e estamos aqui hoje fechando com chave de ouro, com a formatura dos alunos das três escolas “

Ainda durante a formatura do PROERD, foram premiadas quatro redações destaques produzidas por alunos dos 5o ano dessas escolas, as crianças ganharam bicicletas e ainda para o melhor texto dentre as quatro redações, o prêmio de um celular. Os ganhadores foram: Abner Guimarães da Silva, da Escola Municipal Bentonit União, Júlia Araújo de Sousa e Sofia Almeida Costa, da Escola Municipal Professora Francisca Leite Vitorino e a aluna Rayssa Oliveira Cunha, da Escola Municipal Severino Tavares da Silva, da comunidade rural de Cacimba Nova, que foi a contemplada também com o celular. O programa é um projeto conjunto entre os policiais militares, escolas e familiares, de prevenção e cuidado para com as crianças e adolescentes do município.