Em meio a pandemia, arboviroses também exigem preocupação por parte da população de Boa Vista

Do(a) ASCOM BOA VISTA PB por Mateus Araújo | Publicado em 27/06/2020 às 21:36

Em meio a pandemia, arboviroses também exigem preocupação por parte da população de Boa Vista

A sociedade enfrenta momentos delicados devido à pandemia de Covid-19, onde as atenções de todos estão inteiramente voltadas aos cuidados para prevenir a contaminação pelo novo coronavírus, mas a Secretaria de Saúde de Boa Vista alerta que a população não pode deixar de tomar cuidado também para evitar a proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor de dengue, chikungunya e zika.

O Aedes aegypti não escolhe um criadouro específico. Basta um pouco de água em qualquer recipiente para que ele deposite seus ovos. No entanto, ações simples e rápidas podem ajudar no combate ao mosquito. É importante não deixar água parada e verificar locais óbvios, como calhas, caixa d’água, vasos de plantas e pneus, por exemplo. Também é fundamental fazer uma varredura em ralos e vasos sanitários, espaços por vezes esquecidos.

“Diante da grande calamidade causada na rede de saúde por causa da pandemia, o foco muitas vezes fica só na covid-19. Mas o coronavírus se soma a outras doenças endêmicas no Brasil como dengue, chikungunya, zika vírus, além da febre amarela, transmitidas pelo mosquito aedes aegypti. Aqui em Boa Vista já registramos casos das três principais arboviroses. É preciso que as pessoas que estejam em isolamento social, mantenham a higiene das suas casas para evitar a proliferação desse mosquito”, fala Isaac Araújo, diretor da Central de Informações em Saúde e responsável pela Vigilância Epidemiológica em Boa Vista.

Isaac reforça que o combate ao mosquito depende, em sua maior parte, do empenho da população no monitoramento de possíveis focos do mosquito: “Grande parte dos criadouros estão dentro das nossas casas, por isso esse número elevado de arboviroses. O mosquito pode concluir seu período de reprodução em dez dias. Convocamos a população para participar efetivamente eliminando esses criadouros. Assim, vamos poder evitar as doenças no nosso município. É mais um clamor feito por nós da área de saúde que já estamos enfrentando dias difíceis nas unidades de saúde”, concluiu o profissional. 


Tempo
Boa Vista - PB
Mín 15ºC
22º
Máx 29ºC
Parcialmente nublado

Mais Lidas