Notícias » Comunidade rural em Boa Vista é reconhecida como quilombola

Em 16/12/2018 às 08h22, Fonte:

Os moradores da comunidade rural Santa Rosa, município de Boa Vista, realizaram hoje (16) um evento bem disputado e prestigiado para comemorar a efetivação e reconhecimento como comunidade quilombola. Essa é a 40ª comunidade reconhecida como quilombola na Paraíba. Com atividades desenvolvidas para preservar a cultura, tradições e história da comunidade, os moradores de Santa Rosa receberam com as portas abertas e o sorriso largo no rosto todos os visitantes. A alegria ficou maior porque uma antiga reivindicação foi atendida, a comunidade teve o reconhecimento devido e agora passa a exibir o título de quilombola. Constituídos predominantemente de população negra rural ou urbana, as comunidades quilombolas são grupos étnicos, descendentes de ex-escravizados, que se autodefinem a partir das relações específicas com a terra, o parentesco, o território, a ancestralidade, as tradições e práticas culturais próprias. De acordo com o prefeito de Boa Vista esse reconhecimento é um orgulho para o município. "A comunidade Santa Rosa recebeu todo o apoio necessário por parte da administração municipal para que houvesse esse reconhecimento perante os órgãos competentes, e agora é momento da comunidade comemorar e Boa Vista se orgulhar" revela. O morador mais antigo da comunidade quilombola, seu Zé Preto com 96 anos de idade, estava presente no evento em que foi certificada a comunidade. Com esse reconhecimento a comunidade passa a ter direito a inserção em diversos programas do Governo Federal e podem solicitar ao Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) a titularidade das terras em que estão localizadas.